Solana deve expandir blocos em 66% para acelerar transações

No mesmo dia que se implementou uma mudança na rede que aumentou a capacidade nos blocos da rede Solana para 60 milhões de unidades de computação, os desenvolvedores da blockchain já anunciam o próximo objetivo: uma nova expansão no bloco, dessa vez elevando a capacidade para 100 milhões de unidades de computação. 

Ontem (23), a SIMD-0256 foi colocada em prática em aumentou a capacidade dos blocos de 50 milhões de unidades de computação para 60 milhões. Agora, a nova proposta elaborada na página da Fundação Solana na plataforma de códigos GitHub foi batizada de SIMD-0286 e representa um aumento de 66% na capacidade do bloco. Na prática isto significa que mais transações poderão ser confirmadas por bloco, que são produzidos a cada 400 milissegundos. 

Os efeitos da expansão dos blocos

Além disso, os blocos com maior capacidade computacional tem maior poder de processamento e permitem contratos inteligentes mais complexos, que são necessários para atividades complexas como livro de ofertas de uma exchange descentralizada, processo de restaking e sistemas MEV (reordenação de blocos feitas por mineradores para extraírem o maior valor possível dos processo de validação de transações). 

Na justificativa de um aumento de capacidade no mesmo dia que a rede já teve um ganho nesse aspecto, os autores da proposta apontam que os participantes da blockchain não estão tendo problemas para acompanhar os processos de validação e, por isso, há espaço para dar maior poder de processamento. 

“Os limites atuais por bloco estão fixados em 50 milhões de unidades de computação (CUs). O SIMD-0256 irá aumentá-los para 60 milhões. A principal função dos limites por bloco é garantir que a grande maioria dos participantes da rede consiga acompanhar o ritmo da rede, restringindo a quantidade de trabalho que um líder pode incluir em um bloco. No entanto, o tráfego atual na mainnet não está sendo significativamente limitado pelos tempos de execução de blocos grandes. Esta proposta visa um aumento substancial nos limites por bloco, para 100 milhões de CUs, a fim de oferecer capacidade adicional à rede”, afirma a proposta.

Atualmente, a rede Solana processa cerca de 1.700 transações por segundo durante os horários de pico. Se aprovada, a mudança entraria em vigor em uma futura atualização de software e seria ativada automaticamente em um próximo epoch, assim que os validadores atualizarem seus sistemas e concordarem com o novo limite.

  • No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!

O post Solana deve expandir blocos em 66% para acelerar transações apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *