El Salvador, o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda de curso legal, começou a tomar medidas para reduzir o risco de perda de seu estoque de BTC diante de possíveis ameaças futuras relacionadas à computação quântica. Transferências a novas carteiras começaram a ser feitas no início do fim de semana.
Segundo a conta oficial do The Bitcoin Office, o governo redistribuiu os 6.283 bitcoins da reserva nacional em 14 novos endereços a partir do endereço principal, limitando cada um deles a até 500 bitcoins. A atividade no blockchain do Bitcoin pode ser vista na plataforma da Arkham.

Segundo o governo salvadorenho, a mudança tanto fortalece a segurança atualmente quanto prepara para riscos tecnológicos que podem surgir no futuro.
“Limitar os fundos em cada endereço reduz a exposição a ameaças quânticas, pois um endereço Bitcoin não utilizado com chaves públicas hash permanece protegido”, diz o escritório.
- Leia também: A computação quântica é uma ameaça ao Bitcoin?
Em termos simples, a mudança é como transferir dinheiro de um grande cofre para uma série de cofres menores. As fechaduras desses cofres permanecem ocultas até serem abertas, e nenhum cofre individual contém dinheiro em excesso.
“Uma vez que os fundos de um endereço são gastos, suas chaves públicas são reveladas e vulneráveis. Ao dividir os fundos em quantias menores, o impacto de um potencial ataque quântico é minimizado”, explica a entidade.
O governo também admitiu que sua configuração anterior — manter tudo em um único endereço para fins de transparência.
“Essa abordagem combina uma mitigação robusta de risco quântico por meio da diversificação de endereços e exposição limitada por endereço com um compromisso com a transparência, catalogando publicamente todos os endereços de reserva”, concluiu.
- Leia também: Por que é quase impossível hackear a rede do Bitcoin
Ao combinar transparência com um modelo de armazenamento mais resiliente, comentou o CoinDesk, o país se posicionou como um caso de teste para como as reservas soberanas de Bitcoin poderão ser gerenciadas no futuro.
El Salvador aprova Lei dos Bancos
O Congresso de El Salvador aprovou no mês passado a Lei dos Bancos de Investimentos, que passa a permitir que grandes instituições financeiras solicitem uma licença para oferecer serviços financeiros denominados em Bitcoin e outros ativos digitais para “investidores sofisticados”.
Segundo o governo, uma das principais inovações da nova lei apoiada pelo Ministério da Economia de El Salvador é a incorporação de operações com Bitcoin e ativos digitais dentro do framework regulatório do sistema financeiro salvadorenho.
“A normativa permitirá profundizar no mercado de capital e ativos digitais, abrindo operações modernas, seguras e regulares com a devida supervisão do Banco Central e da Superintendência”, afirmou na ocasião a deputada Dania González.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!
O post El Salvador redistribui reserva de Bitcoin para se proteger contra ameaças quânticas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.
Deixe um comentário