A União Europeia fez um avanço para colocar em prática a ideia de um euro digital. Na sexta-feira (19), os ministros da Economia dos países membro chegaram a um acordo sobre um “roadmap” (roteiro para lançamento) para lançar o ativo, conforme reportagem da Reuters, que não citou o termo do mercado cripto Central Bank Bank Digital Currency (CBDC, ou Moeda Digital de Banco Central, na tradução do inglês).
Segundo a agência de notícias, a ideia dos países europeus é obter uma alternativa aos sistemas de pagamento que atualmente são dominados pelas empresas Visa e Mastercard, ambas dos Estados Unidos.
Outro ponto que gera atenção na União Europeia é como os Estados Unidos estão fortalecendo o mercado de stablecoins, uma medida que quer garantir uma dominância ainda maior do dólar no mercado financeiro global.
Na sexta-feira (19), os ministros se encontraram em Copenhague, na Dinamarca, em reunião com a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e o comissário europeu Valdis Dombrovskis.
Apesar disso, quase nenhum detalhe do acordo foi divulgado. Foi definido um procedimento para definir o limite de posse do euro digital por cidadãos do bloco e o BCE irá apresentar uma proposta de limite de posse para aprovação pelo Conselho Europeu de Ministros das Finanças.
O momento parece ter servido mais para uma declaração de princípios. “O euro digital não é apenas um meio de pagamento, é também uma declaração política sobre a soberania da Europa e sua capacidade de gerenciar pagamentos, inclusive transfronteiriços, com uma infraestrutura e solução europeias”, disse Lagarde na coletiva de imprensa.
O ministro das Finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, disse na entrevista coletiva que o compromisso alcançado é de que “antes de o BCE tomar uma decisão final em relação à emissão, haverá uma oportunidade para discussão no Conselho de Ministros”.
A Comissão Europeia propôs uma legislação sobre o euro digital em junho de 2023. Agora, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu devem aprovar o texto — este último já disse que pretende votar até o final do ano.
Além disso, o Banco Central Europeu disse ter a expectativa de que o texto entre em vigor até junho, pois precisará de dois anos e meio a três anos para desenvolver todas as tecnologias e regulamentações para de fato lançar o euro digital.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!
O post Ministros da União Europeia definem roadmap para lançar o Euro Digital apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.
Deixe um comentário