O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão do Poder Judiciário brasileiro, anunciou na segunda-feira (29) avanços na Política de Eficiência das Execuções Fiscais, incluindo o CriptoJud e o aprimoramento do Sniper, ferramentas que marcam uma transformação tecnológica na recuperação créditos públicos referente a criptomoedas.
Lançado no início de agosto deste ano, o CriptoJud é um sistema que facilita o bloqueio de criptomoedas em corretoras, permitindo que ordens judiciais sejam transmitidas diretamente às empresas que lidam com esse tipo de ativo.
Já o Sniper, que será relançado como Sniper BC, segundo o CNJ, vai integrar em um único acesso que “possibilitará não apenas a visualização do patrimônio do devedor, mas também a busca e a indisponibilidade dos bens por meio de um único acesso”.
Esses dois sistemas se conectam à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br), que integra soluções tecnológicas para dar mais eficiência e transparência às decisões da Justiça.
Redução de acervo processual
Essas inovações se somam a um conjunto de medidas que já extinguiu mais de 13 milhões de execuções fiscais desde 2023, reduziu em 34% o acervo processual e aumentou a arrecadação por meio de protestos de dívidas.
- Leia também – CriptoJud: Novo sistema da Justiça vai facilitar bloqueio de criptomoedas em exchanges
Com a modernização, estados e municípios vêm registrando ganhos expressivos, como Salvador, que cortou pela metade o número de processos e elevou em 87% sua receita fiscal, segundo relatório do núcleo especializado do STF (Nupec) elaborado juntamente com o CNJ.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública, sem vinculo com ministérios, criada para aperfeiçoar o funcionamento do Poder Judiciário no Brasil, com foco especial no controle e na transparência das atividades administrativas e processuais dos tribunais.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!
O post CNJ inclui CriptoJud em política de execuções fiscais e reforça método que confisca criptomoedas apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.
Deixe um comentário