Bilhões em Ethereum para serem tirados de stake podem aumentar pressão de venda sobre o ETH

Os detentores de Ethereum estão cada vez mais fazendo fila para desbloqueá-los, uma tendência que pode exercer uma pressão de venda significativa sobre a criptomoeda, de acordo com um especialista em criptomoedas.

A fila de saída do validador da blockchain Ethereum atingiu 855.158 ETH na sexta-feira — o maior valor já registrado, de acordo com o validatorqueue.com. Os tokens valiam um total de US$ 3,7 bilhões na sexta-feira, de acordo com o provedor de dados CoinGecko.

O staking é um processo pelo qual os detentores de ativos digitais bloqueiam seus tokens para proteger uma rede blockchain e ganhar recompensas. Os stakers podem optar por desbloquear e recuperar suas criptomoedas em meio a condições de mercado incertas, transferindo-as para ativos comparativamente menos arriscados ou sacando-as.

A rede Ethereum limita a quantidade de ETH que pode ser desbloqueada em um determinado momento. O limite foi criado para manter a estabilidade da rede, evitando saídas em massa de validadores, o que poderia interromper o mecanismo de consenso da blockchain. Atualmente, a expectativa é de que a fila leve 15 dias para ser liberada.

A crescente fila de ETH prestes a ser desbloqueada pode estar impulsionando a recente retração do ativo, disse Juan Leon, estrategista sênior de investimentos da Bitwise, ao Decrypt. O segundo maior criptoativo em valor de mercado perdeu centenas de dólares nos últimos dias, após chegar perto de estabelecer uma nova máxima histórica.

A fila de Ethereum em stake para desbloqueio pode afetar negativamente o preço do ETH, principalmente se o ETH em stake for negociado com desconto em relação ao ETH, explicou ele.

“Tokens como stETH podem ser negociados com desconto. Esse desconto reduz seu valor como garantia, desencadeando cortes de risco, hedges ou até mesmo liquidações que levam à venda à vista de ETH”, disse Leon.

Ele acrescentou que algumas negociações podem ser desfeitas à medida que a fila de desbloqueio aumenta, principalmente se o custo do empréstimo de ETH aumentar.

Quando isso ocorre, “as negociações alavancadas do tipo ‘loop stETH’ por meio de pools de liquidez em protocolos DeFi deixam de ser lucrativas”, disse Leon. “Traders se desfazem saindo de posições e vendendo ETH para pagar empréstimos, criando uma pressão de venda sincronizada.”

Os crescentes esforços para desfazer o stake de ETH ocorreram logo após o token, na quinta-feira (14), ter se aproximado de seu preço recorde de US$ 4.878, atingido em novembro de 2021, segundo dados da CoinGecko. Desde então, a altcoin recuperou seus ganhos, pressionada pela crescente incerteza geopolítica e por um relatório do índice de preços ao produtor (PPI) dos EUA mais aquecido do que o esperado.

Apesar das preocupações com a fila de saída dos validadores do Ethereum, Leon alertou que um aumento no ETH aguardando para ser tirado de stake não sinaliza necessariamente que o preço do token continuará em queda.

“Desfazer o stake geralmente não causa uma queda repentina, mas sob estresse pode atuar como uma fonte constante de nova oferta”, disse ele, “pressionando os preços para baixo se sobrecarregar a nova demanda por ETH.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!

O post Bilhões em Ethereum para serem tirados de stake podem aumentar pressão de venda sobre o ETH apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *