Citigroup estuda criar stablecoin para impulsionar pagamentos digitais, diz Reuters

O Citigroup, terceiro maior banco dos EUA, está explorando a ideia de ter uma stablecoin. A movimentação vem em meio a uma recente onda de empresas e instituições estudando lançamentos de stablecoins próprias. As informações são da agência de notícias Reuters.

De acordo com a publicação, após a teleconferência de resultados na terça-feira (15), a CEO do banco, Jane Fraser, afirmou que o Citigroup está avaliando uma “stablecoin Citi”. Porém, a executiva ressaltou que a instituição está neste momento valorizando mais sua oportunidade em depósitos tokenizados.

Segundo Fraser, a iniciativa com criptomoedas pode vir na forma de gerenciamento de reservas para stablecoins ou prestação de serviços de custódia para ativos digitais.

Também esta semana, Jamie Dimon, CEO do JPMorgan e grande crítico das criptomoedas, disse que o banco estará envolvido em moedas de depósito e stablecoins. Já no mês passado, uma outra notícia apontou que o banco planeja lançar um ativo em blockchain semelhante a uma stablecoin chamado JPMD.

Legislação amigável

Vale lembrar que essa movimentação toda ocorre em um momento em que o Congresso dos EUA se aproxima de aprovar uma lei que busca estabelecer regras para stablecoins lastreadas em dólar. O projeto de lei GENIUS foi aprovado mês passado no Senado e agora se encontra na Câmara.

Na terça, parlamentares votaram contra o avanço do projeto, levando o presidente Donald Trump a agir para fazer com que membros do Congresso aprovassem o texto, o que aconteceu nesta tarde. Agora espera-se que o projeto tenha sua votação final ainda hoje e, se aprovado, irá para assinatura de Trump.

Como destaca o site The Block, Geoffrey Kendrick, chefe global de pesquisa de ativos digitais do Standard Chartered, afirmou na terça que 90% de suas conversas recentes com clientes e formuladores de políticas nas principais cidades dos EUA foram sobre stablecoins.

Kendrick disse que, assim que as stablecoins atingirem uma capitalização de mercado de US$ 750 bilhões, elas começarão a impactar os ativos e as políticas financeiras tradicionais. Atualmente, as stablecoins têm uma capitalização de mercado total de US$ 257 bilhões, de acordo com a DefiLlama, e Kendrick prevê que elas atingirão o valor citado até o final de 2026.

  • No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!

O post Citigroup estuda criar stablecoin para impulsionar pagamentos digitais, diz Reuters apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *