Empresa de Jack Dorsey lança máquinas modulares de mineração de Bitcoin

A fintech Block, de Jack Dorsey, lançou seu mais recente produto para Bitcoin: uma máquina de mineração de longa duração com peças intercambiáveis, que permitirá aos mineradores reduzir custos com reparo e substituição de dispositivos de computação de alta potência.

Ao anunciar o produto na quinta-feira (14), a Block afirmou que a máquina, batizada de Proto Rig, durará 10 anos, em vez da vida útil típica de três a cinco anos. O design da Proto Rig permite que os engenheiros atualizem peças individuais da máquina — como placas de hash — sem precisar comprar uma plataforma totalmente nova. A Block afirmou que a nova plataforma reduziria os custos para os mineradores em 15% a 20% a cada ciclo de atualização.

“As máquinas quebram com frequência, são difíceis de consertar, caras e demoradas para atualizar, e não fazem o uso mais eficiente de energia ou espaço”, disse Thomas Templeton, líder de hardware da Block, em um comunicado. “Com a Rig, pretendemos mudar tudo isso — e contribuir para a descentralização do hardware no processo.”

O novo produto surge em um momento em que o custo da mineração aumentou e as recompensas pela verificação de transações na blockchain se tornaram mais difíceis de obter. O halving do ano passado reduziu o retorno dos mineradores de 6,25 BTC para 3,125 BTC. A mineração é notoriamente difícil e consome muita energia, com mineradores industriais operando armazéns cheios de plataformas de mineração.

Em seu trimestre mais recente, a MARA Holdings, a maior empresa do mundo na categoria em BTC minerados, relatou um aumento de 505% no lucro líquido, e outras mineradoras relataram resultados sólidos — mas essas empresas se beneficiaram dos ganhos de preço de seus ativos em Bitcoin. Os desafios subjacentes que elas enfrentam provavelmente continuarão, dizem os especialistas, e várias dessas empresas já direcionaram seus recursos para inteligência artificial; ou, no caso da BitMine Immersion e da Bit Digital, tornaram-se tesourarias de Ethereum.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que quer que todo o Bitcoin futuro seja cunhado nos Estados Unidos — uma tarefa provavelmente impossível.

Muitas máquinas de mineração são fabricadas na China, mas Dorsey afirmou que quer mudar isso produzindo-as nos EUA.

Dorsey, que fundou o Twitter (agora X) antes de sair em 2021 para concentrar seus esforços em pagamentos e adoção do Bitcoin, afirmou que quer que a moeda virtual seja a moeda global. Ele também descreveu o white paper do Bitcoin de Satoshi Nakamoto como “poesia”.

Outras empresas da Block — como a Square e a Cash App — lançaram produtos Bitcoin, incluindo uma carteira de hardware para criptomoedas, a Bitkey. Os terminais de pagamento da Square também permitem que comerciantes aceitem pagamentos em Bitcoin, embora esse recurso ainda esteja sendo implementado.

As ações da Block fecharam com queda de cerca de 1% na quinta-feira, de acordo com o Yahoo Finance. A empresa, que ingressou no S&P 500 em julho, acumula alta de mais de 10% no último mês, mas queda de mais de 12% no acumulado do ano.

O Bitcoin estava sendo negociado recentemente a cerca de US$ 118.200, uma queda de menos de 1% nas últimas 24 horas, após atingir uma nova máxima histórica acima de US$ 124.000 na quarta-feira. A maior criptomoeda em valor de mercado valorizou-se mais de 25% desde o início de 2025.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!

O post Empresa de Jack Dorsey lança máquinas modulares de mineração de Bitcoin apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *