O Google anunciou que atualizará sua política da Play Store para carteiras de software no outono (do hemisfério norte), gerando preocupações iniciais entre os usuários de ativos digitais de que as mudanças poderiam deixar de lado as carteiras de autocustódia (ou não custodiais) de criptomoedas em dispositivos Android.
O Google Play exigirá que aplicativos de carteira digital com custódia, como os de corretoras, possuam licenças específicas de jurisdição — incluindo autorização MiCA na UE, registro FCA no Reino Unido e registro FinCEN nos EUA — antes da distribuição nesses mercados, com acordos transitórios na França e na Alemanha.
Mas, de acordo com a gigante da tecnologia, que encaminhou o Decrypt para sua Central de Ajuda após ser contatada, os detentores de criptomoedas não precisam ficar preocupados.
“Carteiras não custodiais estão fora do escopo da política de Corretoras de Criptomoedas e Carteiras de Software“, diz a Central de Ajuda.
A plataforma começará a aplicar seus requisitos específicos para cada país em 29 de outubro, de acordo com uma publicação no blog da empresa.
Os comentários esclarecedores do Google vêm após a comunidade cripto no X (antigo Twitter) ter se manifestado contra as mudanças de política planejadas na quarta-feira.
No centro da reação negativa nas redes sociais estavam as preocupações de que as diretrizes pudessem se aplicar a aplicativos de carteira autocustodial em dispositivos Android, que em grande parte não são registrados junto aos órgãos reguladores em suas respectivas jurisdições de operação.
O sistema operacional Android roda em mais de 70% de todos os celulares, de acordo com um relatório de 2025 da empresa polonesa de soluções de software Neontri.
No entanto, Jacob Wittman, conselheiro geral da Plasma Foundation, descartou as preocupações com as mudanças na plataforma de conteúdo digital, chamando-as de “nada”.
“A ‘proibição’ da carteira do Google Play é um nada gigante em muitos aspectos”, disse Wittman na quarta-feira em uma publicação no X.
Ainda assim, a mudança de política “mostra que as gigantes da tecnologia controlam a distribuição e ainda estamos à mercê delas”, disse ele.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!
O post Google gera polêmica ao anunciar mudanças para carteiras de criptomoedas na Play Store apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.
Deixe um comentário