Investidores da gigante do Bitcoin, Strategy, rejeitaram uma ação coletiva contra a empresa por supostamente fazer declarações falsas e enganosas sobre sua lucratividade.
A ação foi movida inicialmente em maio, acusando a empresa — famosa por migrar do desenvolvimento de software para uma estratégia de acumulação de Bitcoin em tempo integral — de enganar investidores sobre o impacto que as novas práticas contábeis de criptomoedas teriam em sua lucratividade.
Este ano, a Strategy, que atualmente detém mais de US$ 68 bilhões em BTC, adotou um padrão contábil de valor justo que lhe permitiu registrar oscilações trimestrais no preço do Bitcoin em seus balanços.
Anteriormente, a empresa registrava seu Bitcoin pelo custo original de compra; embora pudesse contabilizar quedas no valor do token como “encargos de impairment”, não podia aumentar os aumentos de preço, a menos que os tokens fossem vendidos.
Investidores que entraram com ações judiciais contra a Strategy e sua liderança no início deste ano argumentaram que a empresa os enganou ao exagerar o impacto positivo que essa nova estratégia contábil teria na lucratividade da empresa.
Quando a Strategy anunciou um prejuízo líquido de US$ 4,22 bilhões no primeiro trimestre de 2025 — apesar da alta histórica do Bitcoin nos seis meses anteriores — os acionistas começaram a se revoltar.
Mas, na quinta-feira, os autores de um dos processos mais importantes contra a empresa optaram por rejeitar voluntariamente suas alegações. A rejeição estipulada em conjunto, apresentada em um tribunal federal no leste da Virgínia, onde a Strategy está sediada, foi feita com prejuízo — o que significa que as alegações não podem ser apresentadas novamente em tribunal.
O Decrypt entrou em contato com os advogados dos autores perguntando por que eles haviam desistido de suas alegações ou se algum acordo havia sido alcançado com a Strategy, mas não recebeu uma resposta imediata.
Nas últimas semanas, a Strategy enfrentou outras críticas sobre como apresenta seu modelo de negócios pouco ortodoxo aos acionistas. No início deste mês, um importante consultor de Wall Street criticou a empresa por comparar sua relação preço/lucro com empresas como Apple e Nvidia — uma atitude que foi “100% fraudulenta”, disse o consultor, porque o desempenho recente da empresa foi impulsionado por um aumento “único” no preço do Bitcoin, e não por fundamentos de negócios que provavelmente se repetirão.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!
O post Investidores da Strategy desistem de ação judicial sobre promessas de lucratividade do Bitcoin apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.
Deixe um comentário