A Meta informou que baniu 6,8 milhões de contas no WhatsApp no primeiro semestre de 2025 que tinham ligação com golpes financeiros, incluindo investimento fraudulento em criptomoedas e esquemas de pirâmide.
De acordo com a empresa americana, as contas estavam, em grande parte, ligadas a organizações criminosas na Ásia Oriental, onde operam diversos grupos. Esses criminosos tem ficado cada vez mais sofisticados, usando deepfakes e inteligência artificial para enganar as pessoas.
A Meta alertou que o golpe mais comum é aquele em que os bandidos pedem um pagamento adiantado dos clientes, com a promessa de retornos elevados e garantidos. Em seguida, eles mostram o que seriam resultados de lucros e pedem novos depósitos dos usuários para que eles possam ganhar mais. Por fim, desaparecem com o dinheiro.
“Nossa equipe identificou e desativou as contas antes que essas organizações criminosas pudessem usá-las em larga escala”, disse Clair Deevy, diretora de assuntos externos do WhatsApp, em comunicado. Ela afirmou ainda que o bloqueio das contas é parte de uma estratégia para impedir a proliferação dos golpes.
Diante do alto número de casos de golpes, a Meta informou também que irá introduzir um novo recurso de segurança que alerta os usuários quando alguém que não está em sua lista de contatos os adiciona a um grupo do WhatsApp.
Em um vídeo no comunicado da Meta, Rachel Tobac, hacker e CEO da SocialProof Security, disse que os usuários devem fazer uma pausa antes de responder a mensagens em plataformas de internet. Isso porque é comum que golpistas criem um senso de urgência para fazer com que as pessoas respondam e enviem dinheiro rapidamente, sem pensarem direito.
“Esses golpistas se aproveitam da bondade, desespero ou medo das pessoas de que possam estar em apuros se não enviarem o dinheiro rapidamente”, disse ela.
- No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!
O post Meta bloqueia 6,8 milhões de contas do WhatsApp ligadas a golpes com criptomoedas e pirâmides apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.
Deixe um comentário