Senador dos EUA é processado por negócios de mineração de Bitcoin

O senador estadual de Kentucky (EUA), Brandon Smith, enfrenta dois processos relacionados à sua empresa de reparo de mineração de Bitcoin, acusada de má representação e quebra de contrato.

Smith é CEO e cofundador da Mohawk Energy, que em 2022 mudou o foco de operações de limpeza de carvão para serviços de reparo de ASIC (máquinas destinadas a mineração de Bitcoin) e outras atividades ligadas à mineração.

Segundo o jornal local Lexington Herald Leader, Ricky Dale Cole processou Smith em janeiro, no Tribunal de Letcher County, alegando que o político teria deturpado o valor da Mohawk Energy. Cole afirma que vendeu um galpão à Mohawk, aceitando um valor abaixo do mercado em troca de uma participação de 20% na empresa.

No entanto, a ação judicial acusa a empresa de se recusar a compartilhar informações financeiras e de não repassar lucros. Cole também alega que Smith fez promessas e declarações falsas.

Esse processo se soma a outro movido em novembro de 2023 pela HBTPower, subsidiária da Huobi, que acusa a Mohawk de quebra de contrato e má representação após um acordo firmado em junho de 2022.

Segundo as alegações, Smith teria feito um acordo para que funcionários da HBTPower treinassem sua equipe e desenvolvessem capacidade própria de reparo de máquinas de mineração. Porém, representantes da Mohawk acabaram pedindo para que os funcionários da HBTPower deixassem as instalações — sendo que, segundo a empresa chinesa, Smith nem sequer era dono do galpão quando assinou o contrato.

Senador diz que acusações são falsas

Smith nega todas as acusações e apresentou ações judiciais de resposta contra ambos os autores. Apesar das dificuldades legais envolvendo a mudança da Mohawk para o setor cripto, ele segue otimista quanto ao futuro da indústria nos EUA e em Kentucky.

Smith foi peça-chave na aprovação de várias leis ligadas a criptomoedas no estado, incluindo um projeto de 2021 — de sua autoria — que concede incentivos fiscais para investimentos em mineração de criptomoedas.

Em entrevista ao Decrypt como CEO da Mohawk Energy, Smith disse que a empresa está “animada” para retomar sua missão de “geração de empregos e treinamento” após o fim dos processos.

“Embora seja lamentável que a Huobi e sua subsidiária de fachada HBTPower tenham violado seu contrato de oito anos e se recusado a iniciar operações na planta da Mohawk, isso não afeta nossos planos de longo prazo de trazer mais empregos e treinamento tecnológico para a região”, afirmou. “Nossas ações judiciais de resposta explicam nossa posição.”

A difícil transição da Mohawk ocorreu em meio a um período de rápida expansão do setor de mineração de criptomoedas nos EUA: entre 2022 e 2024, o número de locais de mineração de Bitcoin no país cresceu 23%, chegando a 48.

Segundo Shanon Squires, diretora de mineração da Compass Mining, esse crescimento continuou neste ano, evidenciado pelo recorde histórico do hashrate do Bitcoin.

“Nos EUA, esse impulso é especialmente visível em estados como Texas e Wyoming”, disse ela ao Decrypt. “A expansão vem principalmente de empresas já estabelecidas, e não de novos entrantes.”

Ela ressaltou que, embora a mineração de Bitcoin nos EUA tenha se tornado mais profissionalizada, ainda há volatilidade no setor, com iniciativas que “surgem e desaparecem” rapidamente.

“A mineração de Bitcoin já não é mais o ‘velho oeste’ de antes, mas as empresas ainda precisam fazer sua lição de casa e trabalhar com parceiros consolidados que já provaram sua força em vários ciclos.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

O Bitcoin mostra muita força no 2º trimestre e é destaque entre os ativos de risco. Será que uma próxima máxima história de preço vem aí? Agora é hora de agir estrategicamente. Abra sua conta no MB e prepare sua carteira!

O post Senador dos EUA é processado por negócios de mineração de Bitcoin apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *