“Tirando o Bitcoin, a maioria dos tokens não tem fundamentos”, diz Gary Gensler

O ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, reforçou sua visão de que a maioria dos tokens, exceto o Bitcoin, são ativos altamente especulativos e sem fundamentos claros, destacando o risco para investidores de varejo. O comentário ocorreu durante uma entrevista à CNBC na quarta-feira (17).

Gary Gensler foi questionado se havia tomado as decisões certas enquanto esteve no comando da SEC, diante das medidas pró-cripto adotadas pelo atual presidente, Paul Atkins. O ex-regulador defendeu então a postura da agência durante seu mandato, afirmando que todas as ações foram voltadas para garantir a proteção dos investidores.

“E a maioria desses tokens, deixando o Bitcoin de lado, não tem qualquer fundamento. São cinco ou dez mil desses tokens”, disse Gensler.

O ex-chefe da SEC destacou também casos de fraude de grande repercussão em sua gestão, incluindo o processo contra Sam Bankman-Fried, o criador da falida exchange de criptomoedas FTX, argumentando que os investidores do setor cripto negociam principalmente por impulso.

Gary Gensler na SEC

O mandato de Gary Gensler à frente da SEC, encerrado em novembro do ano passado após sua renúncia, foi marcado por uma abordagem rigorosa em relação às criptomoedas, incluindo processos contra Coinbase, Kraken e Ripple Labs. A estratégia recebia constantemente críticas de nomes de peso da comunidade cripto.

Já sob Atkins, a SEC lançou iniciativas como o Projeto Cripto para se adaptar aos sistemas financeiros baseados em blockchain e fez parceria com a CFTC para emitir diretrizes mais claras para o setor. Além disso, os processos contra Coinbase e Kraken foram arquivados.

Os comentários de Gensler foram alvo de críticas do advogado John Deaton, que, segundo ele, o ex-regulador nunca é questionado sobre reuniões privadas com Sam Bankman-Fried.

Em um tuíte, Deaton afirmou que Bankman-Fried teve amplo acesso a reguladores e ao Congresso, fez grandes doações a democratas e buscava influência sobre autoridades como Gensler, levantando suspeitas de favorecimento regulatório.

Deaton é conhecido no meio cripto por ter prestado apoio jurídico a 75.000 detentores de XRP em um processo que correu da SEC.

O Bitcoin mostra muita força no 2º trimestre e é destaque entre os ativos de risco. Será que uma próxima máxima história de preço vem aí? Agora é hora de agir estrategicamente. Abra sua conta no MB e prepare sua carteira!

O post “Tirando o Bitcoin, a maioria dos tokens não tem fundamentos”, diz Gary Gensler apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *